Igreja Adventista é a quinta maior comunidade cristã do mundo


Secretário-executivo, que anunciou as estatísticas, foi reeleito para mais cinco anos à frente do cargo
Secretário-executivo, que anunciou as estatísticas, foi reeleito para mais cinco anos à frente do cargo
San Antonio, EUA … [ASN] Os dados estatísticos mundiais da Igreja Adventista mostram uma profunda inversão de perfil dos membros nos últimos anos da organização. Hoje 92% dos 18 milhões e meio de membros adventistas vivem no Hemisfério Sul enquanto apenas 8% estão no chamado Hemisfério Norte. Em 1960, esse quadro era praticamente o contrário. A América Latina responde, por exemplo, por 32% do total de adventistas e a África por 19%. A Igreja Adventista, segundo o pastor GT Ng secretário-executivo da Igreja Adventista para o mundo, é a quinta maior comunidade cristã do mundo.
GT Ng, declarou, ainda, que, em 2014, houve 1,6 milhões de novos membros adventistas por batismo ou profissão de fé. Isso representa hoje, em média, 3.200 novos batismos por dia ou 2,2 batismos por segundo. O número de igrejas adventistas plantadas, em 2014, foi de 2446 no planeta. Isso significa uma nova congregação adventista fundada a cada 3 horas e 58 minutos.
O secretário, no entanto, ressaltou que as estatísticas só têm relevância se forem lidas no contexto do cumprimento da missão da Igreja. “Esse relatório não é sobre números, mas números em um contexto de missão”, comentou.
Dados preocupantes
David Trim, responsável pela área mundial de estatísticas da Igreja Adventista, apresentou um relatório na sequência que mostra a preocupação com o crescimento. Ele explica, por exemplo, que nos últimos cinco anos, embora tenha havido crescimento, esse incremento foi lento. Trim comenta que não está havendo uma crise de crescimento global, mas que a Igreja está corrigindo na elaboração das suas estatísticas a fim de ter um diagnóstico mais preciso e real. [Equipe ASN, Felipe Lemos]