Desbravadores auxiliam governador de SP em plantio de árvores


Desbravadora auxilia governador Geraldo Alckmin no plantio de uma muda de árvore
Desbravadora auxilia governador Geraldo Alckmin no plantio de uma muda de árvore
Joanópolis, SP… [ASN] Nesta quarta-feira, 3 de junho, um evento da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em parceria com o Clube de Desbravadores, deu início ao plantio de mais de seis mil mudas de árvores silvestres em Joanópolis. A área protege uma das nascentes que fazem parte do sistema de reservatório do Cantareira, principal responsável pelo abastecimento de água na capital paulista. A ação busca reestabelecer os níveis de água nos reservatórios do aquífero e compensar as falhas ecológicas do meio ambiente.
No encontro, que antecedeu o dia do meio ambiente, estavam presentes autoridades do Estado. O governador Geraldo Alckmin acompanhado de 35 desbravadores, realizou o plantio das mudas doadas por duas ONGs locais. Em entrevista coletiva, Alckmin ressaltou a importância da participação dos desbravadores no projeto: “É importante envolver os jovens em assuntos e projetos como o meio ambiente. A natureza é a representação de Deus, então é totalmente necessário que eles estejam engajados nestas causas”.
O governador citou ainda os desbravadores como sendo um projeto de prosseguimento da educação das escolas. “Pode-se dizer que o clube de desbravadores é um complemento ao que vem sendo feito em sala de aula. É fundamental que tenhamos esse apoio, principalmente por eles terem contato direto com a comunidade”, conclui.
Aula ao ar livre
Desbravadora faz selfie com governador paulista
Desbravadora faz selfie com governador paulista
A participação dos desbravadores no lançamento da terceira etapa do programa Nascentes foi um pedido do governador e da secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglesias. Os 35 desbravadores foram liberados de sala de aula para participar do plantio das mudas. O diretor dos Desbravadores no Estado de São Paulo, Ronaldo Arco, comenta que o papel do desbravador é ajudar e estar conectado diretamente à população local. “É importante lembrar que o papel do clube está totalmente ligado a pessoas. Esta parceria serve para mostrar que nós estamos sendo relevantes e importantes também para o governo”, comenta.
O diretor do clube de desbravadores Valentes do Vale, Claudio Alcides, da cidade de Bragança Paulista, cita que este tipo de ligação entre jovem e meio ambiente pode trazer muitos benefícios para a formação de caráter e prioridades. “Estar em contato com a natureza e ciente dos problemas que existem fará com que estes desbravadores tenham mais consciência na vida por completo. Não é apenas um evento. É algo que os acompanhará pela vida toda”, conclui. [Equipe ASN, Nathália Lima]